quinta-feira, 26 de junho de 2014

Faz duas semanas tenho sentido dores nas pernas pra andar. Deve ser a primeira fisgada da tal de velhice.

Nervosa, costumo mancar. Não que seja cocha, é o pé chato e algum descompasso mental. 
Depois dum tempo que me conhecem, acabam confessando que, de cara, pensaram que eu mancasse.
Eu quase manco , sim. Dependerá da angústia do dia ( há graus insuportáveis), ou, da beleza duma flor;fofice de cachorro; do meu medo ( pavor) de carro , tudo que me distraia. Então, o  corpo pende pros lados. 
 Esqueço de firmar  os pés no chão e... lá vou manquitolando pela rua.
Foi nesse compasso que eu desci as escadas do Itaú da avenida da Aclimação, num cambalear ligeiro de segunda-feira. Estava numa insegurança danada de descer a escada, com sacolas - eram as roupas que eu ia dar pra moça do Select levar para os sem-teto.  Além disso, usava os horrorosos chinelos de borracha, os clocs. Estavam rompidos - tenho momentos de desleixo com o visual, desculpe.
Atracada ao corrimão - sempre tive medo de descer escadas, nem é a idade -  e, assim, tíbia, vejo um senhor mais que atracado ao corrimão, doutro lado da escada-  e bem vagaroso.
- Envelhecer é difícil - disse meio que pedindo cumplicidade.
-  Pois é...
Me encara sorridente, com atenção ferrada ao meu rosto: 
- Mas, você não é velha. 
- Sou, sim.
- É velha nova. Eu tenho noventa e cinco anos!!! Ah! não  é fácil...
O fato é que ele identificou-se comigo. A diferença entre a gente é que desde criança caminho com dificuldade.  
Mas não nego que faz uma semana tenho sentido dores nas pernas. Deve ser a primeira fisgada da tal de velhice. 
Semana que vem,  urgentes caminhadas. Aliás, criei um jeito joia de caminhar. Conto outro dia.

Nenhum comentário: